Destaque

Conheça a história do refugiado sírio que encontrou sua oportunidade na Primeira Empresa

18/04/2018




[...] com o coração partido por perder seus familiares e amigos, a liberdade o trouxe de volta à realidade. Ele se tornou mais um sírio às voltas com os problemas de um país em guerra. Contaram-lhe a devastação no período em que estivera fora. Recuperou-se para empreender caminho e se lançar, como outros cinco milhões de seus compatriotas, no périplo dos refugiados [...]

 

 

Diversas nações espalhadas pelo mundo estão hoje abrindo suas portas para receber os refugiados. Estes, são pessoas que estão fora de seus países de origem por diversos temores, como guerras, perseguição, conflito, violência ou outras circunstâncias que perturbam a ordem pública e que, por isso, necessitam de proteção internacional. 


Como resultado da própria condição que o levou a procurar um recomeço, o refugiado, Wesam Alnazal encontrou em Caxias um novo lar. E uma forma de deixar no passado uma história de medo e sofrimento, foi a inserção no mercado de trabalho caxiense, para ajudar financeiramente seus poucos familiares ainda vivos.


Natural da cidade de Damasco na Síria, Wesam foi para a Turquia no ano de 2010, antes da guerra civil que até hoje acontece naquele país. No entanto a liberdade que almejava não foi bem o que encontrou. Não obstante ao que acontecia na Síria, muitos turcos se aproveitavam da situação para explorar e humilhar os refugiados.


E foi no único lugar do mundo que não considerava como uma alternativa, que Wesam encontrou ajuda para sobreviver, como uma nobre senhora caxiense chamada Zilmar. No seu itinerário em terras brasileiras, passou pela cidade de São Joaquim-SC, viveu três meses no distrito federal com a família de sua amiga caxiense. E com o objetivo de encontrar o tão sonhado emprego, chegou em Caxias no final do ano de 2017.


E na Primeira Empresa ele conseguiu uma oportunidade.


Trajetória de Wesam na Primeira Empresa


No final do mês de dezembro de 2017, Wesam fez o seu cadastro na plataforma online da Primeira Empresa e com objetivo de se capacitar, conhecer como funcionava o mercado de trabalho e aumentar suas chances de ser contratado, ingressou no curso de empregabilidade.

 

O começo não foi fácil as dificuldades de comunicação, tendo em vista as diferenças de línguas, o impossibilitava de aprender os conteúdos ministrados. Observando a situação a coordenadora educacional da Primeira Empresa, Jéssica Pimenta, e a chefe de RH, Sara Cristina começaram a acompanhá-lo de perto, auxiliando-o, nas explicações e resoluções de exercícios. Sara relata a sua vontade de aprender, “o Wesam, apesar das dificuldades, tinha muita determinação e motivação para aprender”.


A contratação


Antes de ser contratado, Wesam passou por todo um processo seletivo, com análise de perfil, prova escrita (português e matemática) e por fim uma entrevista, após passar por todo esse processo, os selecionados, incluindo Wesam, foram encaminhados para uma entrevista com os proprietários da Pizzaria Patroni. Durante a entrevista, que foi acompanhada por uma colaboradora da Primeira Empresa, devido as dificuldades de comunicação, Wesam se mostrou determinado a aprender e com um espiríto proativo, características essenciais e determinantes para sua contratação.


Hoje Wesam, realizou seu sonho, que não foi apenas conseguir um emprego, mas conseguir ajudar sua mãe, que se encontra na Síria. Trabalha na Pizzaria Patroni no Caxias Shopping em serviços gerais.


A Primeira Empresa orgulha-se imensamente de ter participado e contribuído dessa história de superação e luta, e desejamos a Wesam muitas vitórias nessa jornada que agora se inicia.

 


“A perseverança não é uma longa corrida; ela é muitas corridas curtas, uma depois da outra.” Charles W. Elliot

 

 

 


Fonte: Jovanildo Santana/ Direto da Redação

PUBLICIDADE

Comentários


pornliz suckporn porndick